
Câmeras DSLR são utilizadas por fotógrafos profissionais e hobbystas, além de serem uma opção interessante para quem registrar momentos familiares como viagens, com qualidade superior à qualidade da câmera dos celulares atuais.
Devido ao preço elevado deste tipo de câmera, algumas pessoas podem optar por comprar câmeras usadas, o que pode ser uma boa alternativa, porém é necessário avaliar bem o produto a ser comprado. Uma das informações mais perguntadas aos vendedores de câmeras DSLR usadas é sobre a quantidade de cliques da câmera. Isso porque existe uma peça chamada obturador, que abre e fecha quando uma fotografia é tirada e por ser uma peça mecânica e não eletrônica, ela está sujeita à desgaste mecânico, podendo travar ou não funcionar de maneira esperada, o que pode afetar as fotos.
Quantos “cliques” dura um obutador?

A expectativa de vida do obturador das câmeras DSLR varia entre 100.000 para câmeras de entrada e intermediárias à 150.000, para câmeras intermediárias e topo de linha. Porém existem relatos de câmeras de entrada e intermediárias como Canon T2i, Canon t3i, Nikon D5000, Nikon D7000, entre outros modelos, com mais de 200.000 cliques e câmeras topo de linha como Canon 5D mk ii e Canon 5D mk iii com mais de 500.000 cliques.
Em uma busca no Mercado Livre, é possível encontrar alguns anuncios da Canon 5D (MK ii e MK iii) com mais de 800.000 cliques e conforme os anunciantes, continuam clicando.
Porém mesmo com com a expectativa de vida sendo de 100.000 ou 150.000 cliques, o obturador (shutter) pode apresentar problemas precocemende, dependendo do armazenamento e transporte da câmera, bem como quedas, pancadas ou sacodidas extremamente bruscas da câmera. Basicamente a vida útil do obturador pode ser reduzida devido à fatores externos, assim como o amortecedor, pneus e rodas de carros podem ter a durabilidade reduzida devido à buracos no asfalto.
Basicamente tem câmeras DSLR que são verdadeiros tanque de guerra, as quais tem obturador que passa dos 500.000 cliques, porém não tem como garantir que o obturador não vai parar com 501.000 cliques. Mas nada impede que uma câmera nova, comprada com zero cliques, apresente problemas no obturador com 1000 cliques. A diferença é que uma câmera nova que apresenta problemas com poucos cliques, pode ter a garantia acionada para que o obturador seja substituído.
O obturador apresentou problemas, e agora?
Uma vez que o obturador apresente problemas, ele pode ser substituido e a câmera voltara a fazer fotos normalmente, considerando que problemas no obturador não significa que outros componentes também estejam com problema. O obturador pode ser substituído, assim como o motor de um carro também pode ser substituído (ou retificado, no caso do motor, dependendo do que acontecer com ele.).
Quantos cliques tem o obturador de uma câmera?
Método 1 (Canon, Nikon, Pentax, Samsung, Sony e outras)
Existem vários modos de descobrir quantos cliques foram dados com uma câmera (quantas vezes o obturador foi acionado). Uma delas seria tirar uma foto, transferir a mesma para o computador através do cabo USB da câmera ou removendo o cartão de memória da câmera e conectando o mesmo no computador através de um leitor de cartões de memória.
O arquivo no formato JPEG (.jpg) original deve ser enviado para o site Câmera Shutter Count e o site exibe o contador do obturador. Esta informação é gravada em cada foto tirada por uma câmera DSLR via EXIF.
É ideal tirar uma nova foto justamente para evitar confusão com a quantidade de cliques ao utilizar uma foto antiga que tenha sido copiada para o computador anteriormente.

Método 2 (Canon)
Baixe e instale o programa “Canon EOS DIGITAL info”. É um programa gratuito que se comunica com a câmera e exibe várias informações, como o modelo da câmera, contador do obturador, número de série, versão do firmware, nome da lente (se houver uma lente conectada à câmera), data da câmera, e caso tenham sido cadastradas pelo dono da câmera, também serão exibidas informações como o nome do dono da câmera, artista e direitos de cópia (Copyright).