Recentemente comecei a ler bastante, que é algo que eu tinha dificuldade até pouco tempo atrás. Era uma regra, começar a ler e em poucos minutos ter extremo sono e simplesmente parar de ler ou continuar lendo, porém sem atenção às palavras.

Não é a leitura que te deixa com sono, é a exaustão física e mental

Algumas alterações na minha vida me fizeram perceber que a questão do sono, não era porque a leitura era chata (acontecia com qualquer tema) e nem com o fato de ler em uma tela de computador, celular ou no modo antigo, leitura em folhas de papel com tinta preta, vulgo “Livro”. Independente da cor do papel ou da cor da tinta, seja física ou digital, o sono vinha me devastando rapidamente.

Eu descobri que o problema não era o fato de ler, mas sim a exaustão por acordar muito cedo para trabalhar, enfrentar o trânsito caótico de uma grande cidade, dirigindo por 1 hora para ir trabalhar e 1 hora para voltar para casa (tem gente que enfrenta muito mais horas no trânsito, eu sei. É triste).

Depois chegava em casa e continuava a trabalhar, com outras coisas, fazendo trabalho extra, afinal de contas hoje em dia é fácil um trabalho CLT mediano não pagar todas as contas e não ser o bastante pra colocar comida na mesa.

O começo da mudança

Com a chegada da Pandemia causada pelo Covid-19 (Caraca essa merda não vai acabar não? Agora ainda temos uma variante nova, a tal da “ômicron”, puta merda.), chegou também o trabalho em home office, e foi por conta dele que o cansaço foi reduzido e com isso eu consegui começar a ler sem ter extremo sono.

A diferença foi tão grande, que enquanto não estou em dias de trabalho CLT, eu consigo ler o dia inteiro, sejam artigos sobre assuntos diversos ou estudos sobre meu trabalho do dia a dia. Independente do tema, consegui absorver informação escrita, independente do meio onde as palavras estejam escritas, eu consigo ler muito, muito mesmo, coisa que até poucos meses atrás, eu não conseguiria ler 10 parágrafos longos sem começar a pescar, independente do horário e dia da semana.

Conforme eu ia lendo e adquirindo conhecimento, eu voltei a ter vontade de escrever. Quando eu era mais jovem, eu tinha muita vontade de escrever e até criei um blog, porém em algum momento da minha vida este blog morreu, mas não sem antes me gerar algum dinheiro, que foi bem útil para comprar uma câmera fotográfica digital, que serviu para futuramente gerar mais uma graninha, baixa, mas ainda assim, dinheiro.

Agora sinto vontade de escrever novamente e por isso decidi registrar o domínio deste blog na semana passada, depois coloquei o servidor para rodar, ajustei algumas coisas e fui curtir um pouco a família (Eu mereço e eles também.) Hoje fiz mais alguns ajustes e acho que já dá para publicar algo.

Evitando a procrastinação

Agora vem a parte da procrastinação. Afinal de contas, o título do post envolve procrastinação. Eu sempre procrastinei muito e se eu deixasse de fazer este post hoje, para fazer amanhã, provavelmente amanhã eu pensaria em deixar para depois e assim por diante. Eu já procrastinei muito na minha vida e sei que ainda vou procrastinar, mas pelo menos neste projeto aqui (este blog) eu vou deixar a procrastinação de lado e vou colocar a mão na massa logo no começo do projeto.

Por mais que seja difícil, tente dar o primeiro passo. Depois do primeiro, o segundo passo é muito mais fácil, você já está “embalado” na descida. Não, não vou usar este exemplo. Você já está começando a subir! Chega de usar exemplos que remetem à coisas negativas “escondidas”. Para o alto e avante! Acho que é assim a frase do Buzz Lightyear.

O primeiro passo no “pé” do Everest é o que você precisa executar para que a sua vida comece a mudar. Não precisamos alcançar a perfeição com mochila cheia de equipamentos e tanque de oxigênio e seguir até o topo sem nenhum tipo de experiência. Vá até o começo da subida, dê alguns passos, conheça o terreno, observe, use o topo como motivação, usando apenas os olhos mesmo. Volte para casa, descanse, se exercite, se prepare, no dia seguinte vá novamente, suba um pouco mais e assim sucessivamente.

Não precisamos procrastinar e nem sermos perfeitos na primeira tentativa. Vamos evoluir devagar e sempre!

Temas do blog

Para evitar mais procrastinação e também ficar preso a temas muito específicos, neste blog eu farei postagens sobre temas diversificados. Coisas que fazem parte do meu dia a dia. Eu vivo mexendo com móveis, eletrônica, eletrodomésticos da minha casa, empreendedorismo, produtividade e até mecânica automotiva se bobear. Se quebrar algo no meu carro que cabe em um artigo que possa ajudar alguém a economizar uma grana, vai ter artigo, podem ter certeza.

A idéia do blog é me expressar e ajudar a humanidade a ser melhor, nem que eu consiga ajudar apenas 0,000001%.

Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *