Quem tem cachorro em casa, com acesso à garatem, tem um problema de “Mijada” na roda. Câes são territoriais e creio que sintam odores que ficam nas rodas dos veículos e que fazem com que eles queiram urinar nelas, para marcar teritório.
O problema da corrosão de peças
A urina dos cães colabora para que seja iniciado o processo de corosão das peças que ficam na região das rodas, como pinça de freio, disco, amortecedor e a própria roda do carro. Com isso começam a aparecer pontos de ferrugem nas peças e na roda, quando esta for de ferro. As rodas de liga também sofrem com a corrosão, começando ficar com um aspecto esverdeado e descascando as camadas externas.
A corrosão causada pela urina dos cachorros acaba tendo um custo para o dono do carro em algum momento.
Evitando xixi de cachorro nas rodas do carro
Existem vários jeitos de evitar que o cachorro faça xixi nas rodas do carro. Uma delas é colocar uma bairreira física e muitas pessoas optam por colocar um azuleijo ou um pedaço de madeira nas rodas, porém esta não era uma boa alternativa para meu caso, pois guardo o carro em uma garagem alugada e o dono da garagem precisa retirar meu carro da garagem para que carros que ficam atrás do meu sejam retirados.
Eu imaginei que colocar uma barreira grande, pouco ou nada flexível e apoiada nas rodas do carro, não fosse uma boa idéia. Porque caso o dono da garagem esquecesse de remover alguma das barreiras das rodas e saísse com o carro, com certeza a barreira amarraria a lataria do meu carro, então tive que pensar em uma alternativa que não tivesse custo.
Como tinha urgência em parar a miajada, antes de encontrar uma boa barreira física que não oferecesse o risco de danificar o carro, eu ciomprei um produto chamado “Pet Away”, que gostei bastante do resultado. No começo o cachorro da garagem fazia menos xixi nas rodas do carro, porém ele insistia. Mas após alguns dias ele parou de urinar na roda do carro.
Foi questão de tempo para ele aprender a não fazer xixi na roda do carro. Depois observei que o produto também teve efetividade para os cães de rua. Eu ia trabalhar com o carro em um local que o mesmo ficava estacionado várias horas na rua, e os cachorros de lá também pararam de mijar nas rodas do carro.
Solução extremamente barata
Apesar do produto Pet Away funcionar bem, pelo menos no meu caso, eu tinha o problema de ter um custo de aquisição do produto e este custo teria que ser eliminado.
A solução foi utilizar garrafas ao lado das rodas do carro. Em casa compramos garrafas de 10 litros de água, que são um pouco mais altas do que garrafas de refrigerante e muito mais largas, sendo mais difíceis de serem derrubadas.
Além disso, por não serem totalmente cilindricas, caso elas tombém, elas não rolam com a mesma facilidade das garrafas de refrigerante.
Fiz um teste com 2 garrafas de água de 10 litros. Após consumir a água mineral, eu preenchi aproximadamente 1/4 do volume das garrafas, com água da torneira e coloquei uma fita adesiva colorida lacrando as tampas das garrafas, para evitar que alguém consumisse a água dessas garrafas específicas.
O teste foi um sucesso. Observei que o cachorro da garagem alugada ainda fazia xixi nas rodas sem garrafas, porém não fazia mais xixi nas rodas com garrafa. Fiz o mesmo com mais duas garrafas, totalizando 4 e o problema foi resolvido. O cachorro não faz mais xixi nas rodas do carro e eu não preciso mais ter gastos comprando produtos para afastar o cachorro das rodas, evitando que ele faça xixi nas mesmas.